O que é Responsabilidade Técnica?

Você sabe o que é anotação de responsabilidade técnica? Sabia que é ela que garante a qualidade de execução na sua obra?

Anotação de Responsabilidade Técnica ou Registro de Responsabilidade Técnica ou, como é popularmente conhecida, ART ou RRT é uma forma de garantir a responsabilidade de qualidade na execução da obra. Ela certifica que a edificação é segura diante os órgãos reguladores. Ou seja, a ART é necessária do ponto de vista legal e também para garantir a qualidade do serviço de projeto e executivo.

Desde que a lei nº 6.496/77 foi implantada, estabeleceu-se todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de engenharia e arquitetura.

Quais os principais objetivos da ART?

  • Defesa da sociedade: a ART garante a realização do serviço por um profissional qualificado
  • Valorização do profissional: confirma autoria, responsabilidade e participação em um serviço
  • Verificação da capacidade técnica: já garantido pelo primeiro objetivo

É possível realizar uma obra sem ART e sem um responsável técnico?

Uma pessoa sem a habilitação legal emitida pelo CREA ou CAU – os conselhos de arquitetura e engenharia – não pode desempenhar nenhuma atividade específica destas profissões. O uso da ART é necessário, seja em construção ou reforma de um imóvel, de empresa privada ou edificação residencial.

A ART é uma garantia aos contratantes, inclusive no caso de questões judiciais, já que o engenheiro assina como o responsável técnico pelos serviços prestados na obra, tendo responsabilidade parcial ou total por ela.

O que acontece se a obra não tiver ART?

Uma obra sem a ART e sem a assinatura do CREA, mesmo com um engenheiro civil encarregado, corre o risco de receber multas ou até mesmo o embargo. Sem a ART, não há garantia perante a lei de que a obra responderá por acidentes e outros problemas, então o proprietário deve estar atento à emissão desse artigo, pois é o único meio de responsabilizar o profissional.

O que muda de um profissional com para um sem ART?

O profissional com o Artigo de Responsabilidade Técnica possui o certificado de responsabilidade judicial pela obra, mas a garantia de trabalho com um profissional habilitado não para por aí. Ele compreende as dinâmicas de construção e possui conhecimentos que alguém sem a ART não possui. Esse profissional habilitado tem a capacidade de executar planejamento e orçamento de uma edificação, reduzindo o desperdício de material e mão de obra, executando a obra do começo ao fim e reduzindo problemas pós-obra gerados pela má condução de processos. Para completar, a qualidade de execução é maior quando feita por um profissional habilitado, já que ele possui conhecimento sobre diversas diretrizes, como as normas de qualidade ISSO 9001:2015 e PBQP-h.

Quais as classificações de ART?

De acordo com o CREA, existem três tipos de classificação de ART:

  1. Classificação por tipo
    • De obra ou serviço: para o profissional que executa a obra e presta um serviço ao contratante
    • De obra ou serviço de rotina (múltipla): é parecida com a anterior, porém serve para uma série de contratos de obras e serviços em determinado tempo
    • De cargo ou função: para vínculos com pessoa jurídica, desempenhando um cargo ou função técnica
  2. Por forma de registro
    • Inicial: serve para o início da atividade técnica, relativa a uma obra ou serviço registrado pelo profissional
    • Complementar: para casos em que exista a necessidade de complemento da ART inicial ou por necessidade de mais detalhes nas atividades ou mudança de contrato
    • De substituição: para casos em que é necessária a substituição de informações na ART inicial, seja por alterações nas atividades contratadas ou erros
  3. Por participação técnica
    • Individual: apenas um profissional como responsável
    • De coautoria: mais de um profissional realizando a atividade técnica intelectual
    • De corresponsabilidade: mais de um profissional realizando a atividade técnica executiva
    • De equipe: em que profissionais de diferentes cargos assumem responsabilidade técnica por atividades realizadas em conjunto

Qual a importância da ART?

Como já mencionado antes, a ART é imprescindível para o contratante e profissional contratado, sendo extremamente relevante graças à identificação do responsável pela obra e beneficiando ambos os lados.

Para o lado do contratante, a ART será benéfica mostrando a capacidade de desempenho das funções necessárias para uma boa execução nas obras, o que garante também que o profissional esteja em dia com a documentação do CREA. É possível ainda o acionamento judicial caso não sejam cumpridas as tarefas acordadas.

Para o profissional, existe a garantia jurídica caso o contratante não cumpra sua parte do contrato. Além disso, o contratado pode comprovar sua habilidade na área por meio de seu acervo técnico e assegurar sua autoria em determinados serviços.

O uso da ART é um dos métodos da indústria da construção de indicar a capacidade profissional e trazer segurança para ambos os lados. Não utilizar esse recurso é um risco que não vale a pena. Cabe aos profissionais de cada área o exercício de sua prática ao realizar sua função.

Você quer trabalhar apenas com profissionais habilitados, garantindo segurança e satisfação? Solicite seu orçamento conosco e torne-se um dos clientes do Grün Studio!