Quanto custa construir do zero?

Essa é uma das perguntas mais feitas pelos nossos clientes quando iniciamos um projeto. Para residências, o custo de construção médio varia muito de acordo com sua localização. Uma casa construída em Minas Gerais, por exemplo, mesmo que idêntica a uma construída no Rio de Janeiro ou em São Paulo, terá um valor muito diferente.

Há diversos modos de responder a questão do título. É possível a contratação de um orçamentista, empresa ou profissional especializado em orçamentos; a consulta do engenheiro ou arquiteto que executou seu projeto, que poderá te dar uma previsão de valor ou o CUB (o custo médio oficial do seu estado); planilhas para previsão, encontradas gratuitamente na internet e que preveem o custo bem detalhado da obra e informam a metragem, quantidade de cômodos, padrão do acabamento, tipo de piso, entre outros detalhes.

Na cidade de São Paulo, o metro quadrado em uma casa de padrão normal (R1-N) custa, segundo CUB” – custo unitário básico da construção “/m², de março de 2018, R$1.635,01. R1-N significa residência unifamiliar padrão normal, com 1 pavimento, 3 dormitórios – um deles suíte –, banheiro social, sala, cozinha, área de serviço com banheiro e garagem.

Os itens que mais influem no custo da casa são:

1) O tamanho da casa – é uma base para calcular quanto a obra pode custar, já que os materiais e mão de obra fazem com que o custo do projeto suba.

2) Padrão de acabamentos – os tipos de revestimentos e tipo de serviço para colocação variam muito (acabamento de paredes: no reboco, massa corrida ou acrílica; tipo de teto: no reboco, forro de PVC, rebaixo em gesso, detalhes de sanca; telhamento: cerâmica sem verniz ou pintura, telhas importadas, com cor; louças de banheiro, cozinha e área de serviço: os custos de metais e das louças variam muito).

3) Arquitetura – está ligada diretamente com o padrão da casa. Uma casa que possui apenas cômodos básicos terá uma arquitetura muito diferenciada de uma casa maior, com mais cômodos, escritório e outros. Quanto mais detalhes de acabamento – portas, marcenaria, metais –, mais a casa custará. Um cálculo básico do valor total médio da construção é 40% do valor para materiais e 60% em mão de obra. O trabalho do arquiteto deve ser incluído nesse último.

4) Mão de Obra – depende da velocidade desejada para a execução do projeto, da qualidade e do orçamento disponível. É possível contratar uma construtora ou empreiteira, desenvolvendo o projeto junto a um engenheiro da empresa, normalmente de valor mais alto. Ou ainda um profissional com equipe pequena, o que exigirá a contratação de um engenheiro para projetar a obra e conduzir a equipe ao longo da construção para que tudo saia conforme o planejado. Essa última opção é mais em conta, porém é imprescindível que você conheça bem o trabalho do engenheiro e a equipe que irá atuar na construção para que tudo corra bem na obra.

5) Terreno – o tipo de terreno interfere muito no preço. Os valores para um terreno plano, em aclive, em declive ou para um terreno muito acidentado são diferentes, já que será necessária a construção da fundação da casa, assim como gastos com limpeza de terreno, terraplanagem, entrada de garagem, acesso de pessoas, entre outros. Tamanho e localização também alteram drasticamente o valor.

O CUB tem como objetivo principal fornecer uma base de custo de imóveis/m² por estado, organizando o mercado imobiliário no país. De acordo com o estado e padrão de acabamento, foi criada a NBR 12.721, norma para projetos padrão.

Fonte: https://www.gelkerribeiro.com.br/single-post/2017/08/02/Quanto-custa-construir-uma-casa

 

Fonte: https://www.gelkerribeiro.com.br/single-post/2017/08/02/Quanto-custa-construir-uma-casa

Para mais informações sobre projetos padrão e custo no estado ou região, acesse: https://cbic.org.br/

Também é possível estimar o custo do metro quadrado do estado pelo IBGE, por meio do SINAPI, um índice com tabela que mostra custos por m² de uma casa ou outro tipo de construção no estado. É atualizado mensalmente e, como é realizado pelo IBGE, coleta dados oficiais do órgão do governo. Acesse: https://www.isinapi.com/

Quer saber mais? Acompanhe nossas publicações aqui no blog sobre arquitetura, decoração, urbanismo e engenharia. Ficou com dúvidas? Quer solicitar um orçamento? Mande um e-mail para: contato@grunstudio.com.br