O que é Conforto Ambiental?

Você já pensou em como o conforto ambiental pode mudar o seu dia a dia? Ele influencia, totalmente, nossa saúde e qualidade de vida. Estudos e pesquisas científicas das condições térmicas, acústicas, luminosas e energéticas trazem alternativas e transformam os ambientes mais salubres em adequados luminosa, acústica e termicamente.

Hoje, passamos a maior parte da vida dentro de edifícios, realizando atividades diversas, como trabalho, lazer, descanso, estudo, de modo que não somos mais dependentes das condições ambientais que ocorrem no exterior da edificação.

A sensação de satisfação em determinado ambiente é proporcionada por boas condições psicológicas, acústicas, visuais, térmicas, ergonômicas, entre outros fatores. O ser humano, instintivamente, busca por um estado de conforto ambiental pelo sistema sensorial, percebendo o ambiente.

Na arquitetura, essa é uma principal diretriz ao projetar, prevendo espaços e edifícios que satisfaçam essas exigências. Em seu conceito, é ligado ao objetivo de proporcionar as condições necessárias para habitação utilizando os recursos disponíveis, fazendo um produto arquitetônico que corresponda às necessidades e obedeça as condicionantes ambientais, culturais, sociais e econômicas.

Conhecer a localização do edifício é necessário para a execução de um projeto de sucesso. Ao conhecer as condições ambientais do local, é possível ter uma noção da particularidade de ventos, sol e ruídos acústicos, permitindo, ao mesmo tempo, o conforto ambiental e a sustentabilidade. Por isso que um projeto que funciona no hemisfério sul dificilmente funcionará exatamente igual no hemisfério norte. O projeto da edificação, assim como os materiais escolhidos para a execução da obra, devem se adequar ao meio, já que o inverso não é possível, possibilitando um projeto arquitetônico inteligente.

O fácil acesso à energia elétrica barata trouxe uma despreocupação de projetistas ao usar métodos passivos de climatização, preferindo técnicas e soluções construtivas que reduzissem o tempo de execução e que trouxessem um apelo estético. O conceito de sustentabilidade voltou na década de 1990, após múltiplas crises energéticas e o redescobrimento da pauta de esgotamento do meio ambiente devido aos abusos humanos, adquirindo mais força no ramo da construção civil.

Conforto Ambiental não deve ser confundido com sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo muito mais abrangente que envolve a racionalidade da construção, a qualidade e a durabilidade do edifício, o impacto ambiental, entre outros. Na sustentabilidade aplicada às edificações, o conforto ambiental está contemplado na dimensão social, porém está diretamente ligado com a dimensão econômica, já que é gasto dinheiro com climatização, ventilação e iluminação artificiais; e com a dimensão ambiental, pois há um impacto muito significativo no processo de geração de energia devido a esses serviços. O conforto ambiental visa produzir um edifício econômica e ambientalmente correto, sendo confortável para o usuário.

Um edifício de baixíssimo consumo de água, energia e resíduos não é adequado se for desconfortável para seus ocupantes. O gasto desordenado de energia para gerar o conforto também não é valido.

Em conclusão, você só terá uma boa avaliação dos ambientes e edificações por meio de um projeto desenvolvido por um profissional especialista em conforto ambiental ou arquiteto urbanista.

Sendo o seu arquiteto especializado em sustentabilidade, ele adotará pequenas medidas nas práticas atuais até a ruptura de paradigmas, criados com o enfoque apenas no custo do empreendimento, trazendo, assim, uma boa solução a longo prazo para a manutenção dos ambientes projetados e conforto interno dos ambientes. Os aspectos sustentáveis são sempre relacionados a parâmetros técnicos e estéticos, que cumprem com a função do edifício, o programa arquitetônico e sua inserção na cidade.

Gostou? Nossa equipe de arquitetos urbanistas do Grün Studio é especializada em arquitetura sustentável! Peça um orçamento ou, para mais dúvidas, entre em contato conosco: