Mês: agosto 2018
Quanto custa construir do zero?
Essa é uma das perguntas mais feitas pelos nossos clientes quando iniciamos um projeto. Para residências, o custo de construção médio varia muito de acordo com sua localização. Uma casa construída em Minas Gerais, por exemplo, mesmo que idêntica a uma construída no Rio de Janeiro ou em São Paulo, terá um valor muito diferente. Continue lendo “Quanto custa construir do zero?”
O que é Consultoria Arquitetônica?
Qual a diferença entre consultoria arquitetônica e projeto arquitetônico?
Consultoria em arquitetura é um passo antes de iniciarmos qualquer projeto arquitetônico. Atende o caso do cliente que necessita apenas de um esclarecimento pontual ou dicas para melhorar o aproveitamento dos espaços onde apenas uma avaliação e orientação já atenderão sua demanda e necessidade, sem gerar uma obra. De forma geral, é um serviço em que o profissional de determinada área dá o seu parecer, ou seja, faz análises, determina diagnósticos e indica soluções a partir da demanda apresentada. O arquiteto, que, geralmente, é mais conhecido pela criação de projetos, também tem a consultoria como uma de suas modalidades de serviço. Continue lendo “O que é Consultoria Arquitetônica?”
Por que pensar em planejamento na construção?
A maioria das cidades brasileiras foi construída e baseada na exploração das terras e na proximidade de portos, devido à exportação de matéria-prima para colônias europeias. Não houve planejamento urbano na construção, muito menos um estudo da relação dos habitantes com o uso da cidade. O planejamento urbano veio muito tardiamente para o Brasil e, ainda hoje, é uma das questões mais críticas das grandes cidades brasileiras. Continue lendo “Por que pensar em planejamento na construção?”
Arquitetura Sustentável e Arquitetura Verde
Hoje, mais do que nunca, o tema Sustentabilidade é falado em todos os cantos do planeta e em todos os setores: em industrias, empresas, na alimentação e no estilo de vida. A preocupação em ter uma vida mais sustentável vem crescendo progressiva e mundialmente e é um caminho sem volta, se quisermos continuar a habitar nas grandes cidades e nos núcleos rurais, utilizando recursos naturais para sobrevivermos, gerarmos energia, comida e outros itens fundamentais à subsistência, precisamos agir e pensar de forma mais sustentável. Continue lendo “Arquitetura Sustentável e Arquitetura Verde”