Carpool (carona) e Mobilidade Urbana – é Hora de Inovar!
Para a mobilidade urbana existir, deve existir articulação e união entre diferentes políticas, como as de transporte, trânsito, circulação, acessibilidade, desenvolvimento urbano, uso do solo, entre outras. E, infelizmente, ainda não temos essa articulação entre políticas e transportes acessíveis.
Temos, de fato, mobilidade urbana nas cidades? Nos deslocamos facilmente por elas? O transporte público nos conecta realmente? A mobilidade urbana virou um desafio nas grandes cidades. Para isso, é preciso inovar e mudar a forma de pensar em como nos locomovemos diariamente nas cidades.
O aplicativo GPS Waze, desenvolvido para dispositivos móveis , tornou-se um grande aliado de usuários urbanos, pois trata-se de um aplicativo-comunidade que fornece dados complementares do mapa e outras informações de tráfego dos usuários. Como outro software de GPS, ele aprende conforme os usuários dirigem para fornecer rotas e atualizações de tráfego em tempo real. E com essa maneira participativa, o waze já pôde contribuir para melhoria de trajetos e planejamento urbano de algumas cidades brasileiras.
E da mesma maneira participativa e comunitária, com o intuito de promover a mobilidade e ir além de ser mais um aplicativo GPS, a Waze criou o Waze Carpool, uma plataforma para caronas. O Waze Carpool já existe no Brasil há mais de um ano e fez mais de dois milhões de caronas desde seu primeiro dia.
O aplicativo se tornou o mais usado para rotas GPS e um aliado para a mobilidade nas cidades. Tanto que foi criado um departamento chamado “Waze For Cities”, que ajuda as cidades a gerenciarem o tráfego de milhões de motoristas em tempo real e tomarem melhores decisões de infraestrutura.
E foi com o maior prazer que o Grün Studio Arquitetura e Urbanismo aceitou a proposta e o desafio de desenvolver três modelos urbanos para o aplicativo Waze Carpool, criando, assim, um novo conceito de uso do espaço urbano compartilhado, evitando conflito com outras formas de transporte, organizado, seguro e prático.
Por meio da demanda de caronas e mapas waze, realizamos uma análise urbana e traduzimos em três modelos arquitetônicos:
PICK UP AREA (ponto de carona)
Demarcação de uma vaga de carro, com permanência máxima de cinco minutos, com um totem de identificação (como os pontos de ônibus na cidade de são Paulo). O usuário marca sua carona nesse ponto com facilidade, no meio da cidade.
WAITING AREA (ponto de espera)
A ideia é que este espaço urbano, além de aberto a todo público, seja um ponto intermodal e que outras empresas, além do waze, o patrocine. O ponto de espera foi desenvolvido com um método construtivo modular metálico, de fácil montagem e desmontagem. Em um formato de cubo ou retângulo, o usuário pode marcar sua carona nesse local, usar wifi gratuito, tomar um lanche ou café, carregar seu telefone celular ou trabalhar por alguns minutos enquanto espera. E caso ele esteja usando algum outro meio de transporte, como uma bicicleta ou patinete, poderá estacioná-lo em frente.
PARKLET WAZE CARPOOL
Já conhecido como mobiliário urbano, principalmente na cidade de São Paulo, o parklet está atrelado à substituição de uma a duas vagas de carro em ruas públicas. Ele pode ter até 50% da sua área coberta.
O parklet waze carpool foi projetado na mesma lógica que o cubo ponto de espera: seu mobiliário em madeira e ferro é modular, fácil de instar e desinstalar. Acessível para pessoas com mobilidade reduzida, os Parklets Waze Carpool aceita a permanência de animais de estimação, possui wifi gratuito, iluminação, horta comunitária e música ambiente. Ao lado dele, haverá um ponto de espera, com a demarcação da vaga e totem para que a carona seja feita sem ocasionar trânsito na via.
JÁ EXISTEM PONTOS DE ESPERA WAZE CARPOOL INSTALADOS?
Sim! O aplicativo lançou alguns pontos pilotos:
Em setembro, foram instalados 6 Pick up´s (ponto de carona) na cidade de Joinville, no bairro industrial Perini Busines Park. No mês de dezembro, instalaremos o primeiro Waiting Area (ponto de espera). Em novembro, foi instalado, na cidade de São Paulo, dois pontos em áreas privadas (Avenida Hélio Pellegrino, em frente à loja Todeschini e Posto BR Mania da Av Rebouças) e um provisoriamente, na bifurcação da Avenida Cidade Jardim com Rua Gumercindo Saraiva.
O waze carpool teve a iniciativa de adotar um dos trinta e dois parklets abandonados da cidade de São Paulo, onde a rota de carona já estava em alta. Realizamos o projeto de reforma e adequação às normas vigentes da cidade de são Paulo para parklets e inauguramos, no mês de novembro, o primeiro Parklet Waze Carpool. Com quase onze metros de extensão, todo o material foi reaproveitado e reformado.
Quer saber mais? Quer saber como sua empresa pode investir no espaço público? Entre em contato com o Grün Studio!
Saiba mais sobre o Waze Carpool – www.waze.com/carpool
Ficha de Projeto
- Iniciativa: Waze Carpool
- Projeto Urbanístico e Arquitetônico: Grün Studio Arquitetura
- Execução e Viabilidade: Farah Service