Arquitetura Sustentável e Arquitetura Verde
Hoje, mais do que nunca, o tema Sustentabilidade é falado em todos os cantos do planeta e em todos os setores: em industrias, empresas, na alimentação e no estilo de vida. A preocupação em ter uma vida mais sustentável vem crescendo progressiva e mundialmente e é um caminho sem volta, se quisermos continuar a habitar nas grandes cidades e nos núcleos rurais, utilizando recursos naturais para sobrevivermos, gerarmos energia, comida e outros itens fundamentais à subsistência, precisamos agir e pensar de forma mais sustentável. arquitetura
E, é claro, na arquitetura e no setor da construção, essa questão tem sido estudada e implantada cada vez mais – principalmente nos últimos quase vinte anos. Várias certificações de qualidade foram criadas e desenvolvidas para garantir que uma construção ou projeto seja, de fato, sustentável. Isso transforma o assunto em coisa séria, mas, ao mesmo tempo, faz parecer um “bicho de sete cabeças”, e vários estereótipos são colocados como dificultadores em implantar o método sustentável de se projetar e construir.
Não podemos considerar apenas o que os “labels” e rótulos nos dizem. Na verdade, não precisamos de label para produzirmos sustentabilidade em nenhum setor. Basta apenas entendermos os princípios básicos da sustentabilidade e coloca-los em prática.
Para falarmos sobre arquitetura sustentável, precisamos, primeiro, entender a sustentabilidade, o que é real e o que é apenas rótulo. A palavra “sustentável” deriva do latim sustentare e significa “sustentar, apoiar, conservar e cuidar”.
Você já ouviu falar sobre o “tripé da sustentabilidade”? Sem ele, a sustentabilidade não se sustenta:
- SOCIEDADE: pessoas e suas condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, dentre outros aspectos;
- AMBIENTE: recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, comunidades ou empresas;
- ECONOMIA: questão social e ambiental, relacionado com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Esses três fatores precisam ser integrados para que a sustentabilidade de fato aconteça. Sustentabilidade, portanto, é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema.
O conceito de sustentabilidade aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza. A arquitetura sustentável é fundamentada no respeito ao ambiente. Por isso, podemos usar o termo “arquitetura verde” como sinônimo de sustentabilidade. O Grün Studio tem no seu próprio nome esse princípio e sempre implanta em seus projetos e métodos construtivos a sustentabilidade, seja em uma consultoria ou até em um projeto construído do zero.
A concepção do sustentável na arquitetura permite configurar uma diversidade de espaços habitáveis com melhores rendimentos quando comparados com outros tipos de aproximações projetuais, estudos em relação ao desenho de conforto térmico e sistemas construtivos – respeito ao material e sua manufatura -, processos que outorgam uma série de questões que permitem considerar o desenho sustentável como um fator determinante na busca por edificações que melhoram as condições de vida e respeitam seu entorno natural.
Portanto, a arquitetura verde/sustentável nada mais é do que um conjunto de práticas, conceitos e técnicas que fazem total diferença na eficiência da construção e no meio urbano. É uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma inteligente, procurando otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que, de tal modo, minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre a natureza e seus habitantes.
Assim como a sustentabilidade se baseia em um tripé, a arquitetura sustentável se baseia nas seguintes questões:
- condições climáticas da hidrografia e dos ecossistemas do entorno em que os edifícios são construídos, para obter o máximo de desempenho com o menor impacto
- eficácia e moderação no uso de materiais de construção, dando prioridade ao baixo consumo de energia em comparação com os de alta energia
- redução do consumo de energia para aquecimento, refrigeração, iluminação e outros sistemas, cobrindo o resto da demanda com fontes de energia renováveis
- minimização do balanço global de energia do edifício, que abrange a concepção, construção, utilização e seu fim
- cumprimento com os requisitos de conforto hidrotérmico, salubridade, iluminação e ocupação dos edifícios
Quando falamos de arquitetura de interiores, decoração e design, as questões sustentáveis também são levadas em consideração. Por exemplo, ao projetar um móvel ou escolher um objeto ou revestimento para uma reforma, devemos levar em consideração seu material, sua origem e durabilidade. Ou, por exemplo, em uma reforma ou imóvel onde já existia algo construído, reaproveitar materiais e elementos do local. Além de ser sustentável, isso é um gesto de respeito à história do local.
O foco do Grün Studio é sempre trazer soluções por meio de um planejamento que vai além do projeto, com menos gasto, menos impacto ambiental, e sem perder a estética e a funcionalidade de tudo que criamos. Todos os nossos projetos seguem o raciocínio de criar, planejar e projetar de forma sustentável.