ENERGIA SOLAR: MEDO DE APAGÃO OU COMPORTAMENTO AMBIENTAL?

As questões climáticas têm sido a grande mola propulsora do crescimento da aplicação de tecnologias relacionadas à geração de energias limpas e renováveis pelo mundo. Mas, recentemente, a crise hídrica no desabastecimento das hidrelétricas brasileiras, causado pela pior seca dos últimos 91 anos, e o alto risco de apagão, estão incentivando cada vez mais a procura pela geração autônoma de energia elétrica.

As incertezas quanto à capacidade do sistema elétrico nacional, somados aos recentes aumentos das tarifas, se transformaram nos aliados da escolha, por exemplo, da captação da energia solar por meio de painéis fotovoltaicos. A tecnologia tem despertado o interesse de centenas de clientes, o que tem refletido no crescimento de pedidos por novos projetos de arquitetura e construção seja para novos projetos que já contemple essa estrutura, seja para reformas que possam adequar ambientes e sistema elétrico de residências e empresas.

Meio Ambiente

https://www.tesla.com/sites/default/files/solarroof/v3/design/solar-roof_design_D.jpg

No cenário ambiental, é importante ainda, considerar que o setor da construção civil tem grande compromisso com a sustentabilidade ambiental, na medida em que tem participação preponderante nos níveis de emissões globais.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em fevereiro de 2021, o Brasil registrou 500 mil unidades consumidoras de energia solar fotovoltaica distribuída. E a tendência é crescer.

No Grün temos observado um crescente número de consultas de projetos com essa demanda e, claro, estamos sempre incorporando a necessidade dos nossos clientes às alternativas sustentáveis tanto ambientalmente quanto financeiramente e ainda valorizando o design contemporâneo.

Atualmente, no Brasil, a captação de energia solar para ser transformada em energia elétrica é benéfica e foi regulamentada em 2012, pela normativa 482 da ANNEL. O sistema é conhecido como compensação de créditos de energia, uma vez que existe uma troca de energia entre a residência, que capta a energia solar, e a rede elétrica. O maior benefício é a redução do valor da conta de energia, que pode ser de até 90%.

Outras vantagens

https://cdn.fixr.com/cost_guide_pictures/solar-panel-maintenance-5f468a650ce0c.png

Totalmente sem barulhos e amplamente sustentável, uma escolha pelos painéis solares valoriza a residência, além de ser bem-vista pela vizinhança. Além disso, o processo de instalação é muito rápido, 1 dia, em muitos casos.

O painel solar gera a energia elétrica, que passa por um inversor solar para alternar a corrente de contínua para alternada, para ser distribuída na casa.

Essa energia vai sendo utilizada normalmente. O excedente dessa produção é direcionado para a rede da distribuidora, gerando um crédito de energia para o proprietário.

Nessa conta das vantagens, entra a manutenção. É preciso apenas uma limpeza básica com água a cada 6 meses, caso não chova nesse período. A substituição dos conectores, depois de 5 ou 10 anos, sendo que o sistema é preparado para durar 25 anos.

Além de gerar uma energia limpa, esse tipo de captação ainda é sustentável em seu descarte, já que os painéis podem ser reciclados com eficiência de até 97%.

Esse tipo de geração de energia é uma boa opção para residências em áreas isoladas, distantes ou mesmo fora da rede elétrica. Então, antes de construir sua sonhada casa de campo, considere a geração de energia solar e converse com a equipe do Grün para otimizar essas vantagens no seu projeto.

Equipamentos

https://api.time.com/wp-content/uploads/2015/06/gettyimages-180312245.jpg

O sistema fotovoltaico padrão é composto por placas solares, inversor solar, estrutura de fixação, cabos e conectores e outros poucos materiais. Mas, não pense que poderia fazer isso sozinho. Além de sair mais caro do que a compra do Kit, você não é capacitado para isso, já que apenas engenheiros elétricos podem fazer o registro legal do seu sistema.

O Grün trabalha com parceiros sérios e que nos acompanham na concepção do projeto para que a captação dessa energia seja a mais eficiente. É o caso da Holu Solar, que tem nos ajudado em projetos especiais para os nossos clientes.

É claro que a geração da própria energia elétrica é uma questão financeira, mas é também ambiental. Os projetos arquitetônicos já podem nascer integrando essas tecnologias nas fachadas, telhados, claraboias e outros elementos que constituem essa futura residência ou mesmo um ambiente corporativo ou comercial.

Mas esse assunto é tema de um outro post. Fique ligado no blog do Grün e acompanhe as novidades.