Casa de Vila – Vila Mariana
Local - Vila Mariana, São Paulo
Conclusão - Abril/2016
Edícula casa de vila: 45m²
A casa está em uma vila de casas geminadas de mais de cinquenta anos.
As casas se comunicam num pátio interno e uma rua sem saída pelas suas fachadas.
O projeto e obra foi realizado para um casal sem filhos e dois cachorros de grande porte, onde existia uma edícula no térreo, com um banheiro e um depósito.
No pavimento superior, a cobertura da edícula serviu de laje para uma varanda sub utilizada pelo casal e cachorros. Era apenas um piso com cerâmica, sem uso, aonde os cachorros durante a noite faziam suas necessidades.
No térreo, logo saindo da casa, havia a lavanderia improvisada, coberta pela laje da varanda superior, e na parte descoberta, uma churrasqueira pré-fabricada que tomava chuva. Além disso, o piso desse quintal, entre edícula e casa, possuía um desnível de mais de 5 cm e era revestido com uma cerâmica escorregadia.
Para o térreo, foi proposto a demolição das paredes entre deposito e banheiro, deixando esta parte do quintal que já era coberta, mais ampla. Foi necessário um reforço estrutural, com novas vigas metálicas e dois pilares de concreto nas extremidades. O pé direito que já era baixo, foi mantido e as vigas aparentes deram além da estruturação, uma estética moderna ao ambiente. A iluminação para o ambiente foi de sobrepor, arandelas e balizadores. Neste ambiente integrado, uma bancada de ponta a ponta foi embutida de granito verde Ubatuba, o mesmo utilizado na cozinha e soleira da porta. Ao centro da bancada, encontra-se uma churrasqueira em alvenaria, do lado esquerdo a área seca, lado direito pia, tanque em inox para faxina e uma máquina de lavar louças. Mais próximo da casa, uma mesa que comporta até 08 pessoas sentadas, uma namoradeira e uma nova escada para acesso direto a varanda do pavimento superior, sem precisar acessar pela suíte do casal, como era feito antes.
Levamos a lavanderia para o pavimento superior, tornando o dia-a-dia mais prático para o casal. A edícula hoje em dia é mais utilizada que a própria sala de estar, segundo o casal e tornou-se ponto de reunião da família e amigos.