A ARQUITETURA NO COMBATE À PANDEMIA DA COVID-19
Existem várias esferas no campo da arquitetura que podem combater tanto a pandemia, quanto espaços contaminados por qualquer outro vírus ou bactéria. A arquitetura organiza espaços públicos, com o desenho e planificação urbana, e privados, em edificações e arquitetura de interiores. Então, vamos exemplificar aqui, como a arquitetura pode combater uma pandemia.
Arquitetura Hospitalar
Qualquer mudança, reforma ou construção na área de saúde necessariamente exige a participação de profissionais especializados em arquitetura e que saibam dialogar com a equipe de saúde que irá atuar no local. O projeto exige estudos profundos para se atingir a perfeita combinação entre os conceitos de arquitetura, tecnologia, conforto e bem-estar, sempre de acordo com as leis e orientações dos órgãos de saúde.
Os hospitais e centros de saúde devem ser regidos por uma série de pautas e dimensões predeterminadas que respondem às dimensões padronizadas dos diferentes equipamentos e às necessidades de cada procedimento médico. Dentro da estrutura robusta das paredes estruturais, as divisórias – essenciais para subdividir o espaço – devem ser especialmente resistentes a impactos, fogo e umidade, além de resolver efetivamente a acústica entre salas e dentro de cada uma delas.
Quanto a espaços contaminados, a arquitetura hospitalar promove uma organização espacial para descontaminação e áreas de isolamento.
O Grupo de Estudos em Arquitetura e Engenharia Hospitalar (GEA-hosp), da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH) lançam o “Manual de Orientações da Arquitetura Hospitalar para Controle de Contágio da COVID-19 em Ambiente Residencial”, como forma de contribuição para o enfrentamento da pandemia de COVID-19.
Arquitetura de Interiores
Dentro de casa, em restaurantes e lojas, em escritórios e serviços, podemos também pensar em como isolar áreas contaminadas e áreas de descontaminação. Outra questão da arquitetura de interiores e decoração com relação ao combate à pandemia, é a ajuda na saúde mental das pessoas.
Como muitos estão em casa nesse momento, cantinhos e coisas a arrumar e ajustar em casa ficaram agora mais visíveis. Muita gente está com vontade de redecorar, melhorar os ambientes, a sala de estar, o dormitório, o banheiro, fazer um home office, etc. A decoração e o design, assim como a música e a arte, ajudam as pessoas a colorir e transformar suas vidas, deixar a vida mais leve e interessante. Uma dica é se inspirar no aplicativo de imagens, Pinterest! Basta colocar na busca o que você imagina para sua casa e viajar nas referências.
Arquitetura de Edificação
Outra dica para deixar esse momento menos angustiante, é aproveitar o tempo para iniciar aquele projeto da casa dos sonhos, da reforma dos sonhos, a redecoração dos ambientes, etc.
Estamos sempre sem tempo, acelerados e querendo tudo para ontem. Sabe aquela frase que se diz em inglês “rome wasn’t built in a day” – “Roma não foi construída em um dia”, pois é! Ela resume exatamente a arquitetura!
Um bom projeto de edificação e reforma leva tempo! O projeto de uma casa pode levar até 6 meses, ou mais, para ser finalizado e começar a ser construído; prédios, então, muito mais, pois são inúmeras variantes, desde a parte legal para aprovação, até o conceito e o design; um projeto de reforma de interiores costuma levar de 30 a 45 dias para ser finalizado.
Esse tempo que estamos nos resguardando, torna-se ideal para começar qualquer tipo de projeto, até mesmo uma consultoria arquitetônica.
Urbanismo
Todos os espaços públicos e ambientes compartilhados estão sofrendo mudanças em sua organização, em decorrência da pandemia. O planejamento urbano torna-se uma ferramenta primordial para se repensar os espaços de forma clara, coesa e segura. Esse é um momento de cidades e urbanistas se organizarem para a reabertura dos espaços, com segurança e organização.
Gostou? Siga o Grün em nossas redes sociais e fique ligado nos nossos projetos e dicas de arquitetura e urbanismo! Quer aproveitar a quarentena para iniciar um projeto? Peça um orçamento!