TENDÊNCIAS NA ARQUITETURA 2021

A mudança da rotina de vida da população, causada pela pandemia do COVID-19, provocou novos olhares sobre espaços, repensando sua utilidade e eficiência. Claro que não estamos falando apenas de mudar um móvel de lugar, mas sim, projetar a transformação de um ambiente para novos hábitos.

Essas reflexões acabaram despertando algumas tendências na arquitetura, no design e na decoração de interiores. Por isso, o Grün selecionou algumas das 22 tendências identificadas em uma grande releitura de todos os projetos publicados pelo ArchDaily. São tendências que compõem os novos caminhos da arquitetura e decoração de ambientes, que você conhece agora.

Mais tempo dentro de casa

Como descreveu o arquiteto Ludwig Mies Van der Rohe: “A arquitetura é a vontade de uma época traduzida em espaço”. E a nossa época está cheia de novas vontades, não é mesmo?

O distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, home office e outros compromissos em casa, devem continuar na agenda, despertando descontentamento dos moradores com os seus espaços, mantendo em alta os projetos de reformas.

A projeção de crescimento de 4% para o desempenho do setor da construção civil, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), é um indicador de que as pessoas pretendem investir em reformas ou construção de novos espaços. Isso demonstra que existe uma forte inclinação para a necessidade de mudanças nesses ambientes, o que deve impulsionar ainda mais algumas das tendências para a arquitetura e decoração.

Nesse contexto, o desempenho desse setor poderá ser o maior nos últimos oito anos. Consideremos que, no primeiro semestre de 2020, enquanto o PIB da construção civil registrou retração de apenas 1,6%, a economia como um todo caiu 11,4%.

Para ter uma ideia melhor de como essas tendências se traduzem, selecionamos uma transformação de um ambiente que reúne em uma imagem as melhores inclinações do design de interiores do momento. Na imagem, tirada da revista eletrônica de Jessica Brigham, esse antes e depois incorpora itens essenciais da lista de desejos atuais, que despertam as melhores sensações: cor, conforto, plantas, iluminação natural e aconchego!  Vale a pena conferir e se inspirar nos detalhes desse ambiente, lá no link!

Por um mundo mais colorido

Fonte: Jessica Brigham Magazine – https://br.pinterest.com/pin/177188566584659163/

As cores dizem muito sobre os ambientes, e dizem mais ainda sobre quem vive naquele ambiente. A ideia é despertar a sensação de conforto e aconchego, as estampas tradicionais e cores nas paredes também são ótimas pedidas para alegrar a decoração e o design de interiores!

O Grün também adora apostar em cores, e essa tendência veio para ficar, inclusive em áreas antes neutras, como o teto. A marcenaria também deve ser mais colorida, mas louças e metais ganham a preferência pelo perto. Então, atenção às referências.

Anualmente, renomados institutos analisam tendências de consumo e lançam, por exemplo, guias de cores, de texturas, de estilos, que passam a nortear o processo criativo de produtos e coleções inteiras das indústrias da moda, decoração e lifestyle.

Em 2021, segundo a Pantone, que é referência mundial de especificação e controle de cores para as indústrias gráfica e têxtil, deveremos ter uma invasão do cinza Ultimate Gray 17-5104 e a amarela illuminating 13-0647. Claramente, essa indicação também influenciará diretamente a arquitetura, decoração e arquitetura de interiores.

É bom lembrar que o amarelo é uma cor quente, que ilumina, eleva o ânimo e está associada ao poder e otimismo e estimula a capacidade de realização. Alguma relação com sua necessidade de trabalhar em casa?

Fonte: https://www.pantone.com.br/

A Revista Casa Claudia exemplifica muito bem os benefícios do uso das cores 2021 pantone, com a imagem da PB Arquitetura. Sofisticação, aconchego e conforto por meios das cores bem cominadas, não é?

cozinha
Imagem: https://claudia.abril.com.br/casa-claudia/decoracao-cores-tendencia-2021/

Mais verde, por favor!

No finalzinho de 2020, o programa Saia Justa do canal a cabo GNT trouxe o tema da mudança de hábitos durante a pandemia, descrevendo que muita gente virou cozinheiro e outros, jardineiros!

Durante o bate papo, a apresentadora, Astrid Fontenelle, comentou a tendência das pessoas em inserirem “o verde dentro de casa”. Teoria comprovada pelo resultado das pesquisas realizadas no google, em que aponta um aumento de 180% nas buscas pela palavra jardinagem. Já pensou em colocar uma plantinha em algum lugar da sua casa?

O design biofílico continua em alta e é uma das bases dos projetos do Grün. Sempre encontramos um espaço para indicar um vasinho, uma parede verde ou mesmo uma horta urbana. Mas não vale descuidar.

Incluir o verde e a natureza na decoração do seu ambiente diário, além de trazer mais vida, também proporciona uma sensação de relaxamento, de alegria e saúde! Essa é uma tendência que deve seguir pela próxima década, incluído o uso de madeira de demolição, e também está na lista do ArchDaily.

Fique olho no perfil do instagram @plantcultivation é super inspirador!

Imagem: https://www.instagram.com/p/CKOWFBigQe_/

A revista CASA VOGUE também aposta nessa tendência. Em matéria publicada em janeiro, a revista abordou além do bem-estar gerado pelas plantas, como é possível pensar na decoração a partir delas.

Espaços abertos e varandas 

O conceito de espaços abertos na arquitetura de interiores, surgiu em meados de 2008, quando construtoras começaram a projetar imóveis com varanda gourmet. A possibilidade de integrar essa área à sala de estar e assim deixar o ambiente interno mais amplo e sem divisórias, encantou os compradores.

A varanda no apê, terraço ou quintal na casa, proporcionam a sensação de estarmos fora de casa ao mesmo tempo que transmite a proteção de estarmos no interior dela! Essa vantagem da varanda ou terraço, em meio a pandemia, fez diferença e foi uma das tendências identificadas pelo ArchDaily. A varanda do churrasco passa a ter novas funções.

Contar com a dose diária de vitamina D no conforto da nossa casa, podendo ainda ter um espaço aconchegante para dedicar um tempo para a leitura, cultivar plantas, ou fazer refeições ao ar livre são recomendações que fazemos em cada projeto do Grün, buscando ambientes tranquilos. Especialistas em saúde mental, como você pode conferir no post Saúde Mental e os Ambientes também são fontes de orientações para os nossos projetos.

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/109916047144048172/

Home Office

Ter um espaço destinado ao trabalho em casa, ainda é uma grande tendência, não só para os próximos meses, mas como algo a se pensar para o longo prazo, já que algumas empresas já aderiram ao sistema de trabalho de forma permanente.

Portanto, é bom priorizar a iluminação natural, considerar uma boa luminária e pensar em móveis ergonômicos!

A estética minimalista deve ser a inspiração, segundo identificou o ArchDaily, apontando que o latão com pintura eletroestática semibrilho preta ou escovado em cobre ou dourado devem aparecer com frequência.

https://www.instagram.com/p/CI2-aw4nC2s/

Materiais naturais e ecologicamente corretos

Não enfrentamos somente a pandemia, temos também os desafios do aquecimento global e das mudanças climáticas.

O uso de materiais naturais como a madeira, palha natural, pedras e plantas continuam em alta! Segundo a Casa Vogue, a busca pela sensação de aconchego deve continuar em alta em 2021. Além da estética rústica que os materiais naturais proporcionam, eles são ecologicamente corretos. E isso, nós do Grün adoramos!

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/283023157817924518/

Sustentabilidade e eficiência energética

Para quem vai reformar ou construir, pensar na captação de energia solar, reuso das águas pluviais é primordial. Além de tornar o imóvel autossuficiente e reduzir os gastos com as contas de energia elétrica e de abastecimento de água, você ajuda a preservar o meio ambiente!

A empresa norte-americana Tesla, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, passou a produzir e vender telhados solares, unindo funcionalidade e design, sem a necessidade de um novo investimento para comprar separadamente as placas.

Fonte: https://www.tesla.com/solarpanels

Nos projetos de edificações do Grün, pensamos sempre no método e em materiais construtivos que causem o menor impacto possível ao meio ambiente, buscando sempre a autossuficiência do imóvel com relação ao consumo energético.

Gostou? Está pensando em reformar ou construir?

Somos especialistas em projetos sustentáveis para arquitetura, interiores e urbanismo!

Peça um orçamento, ou para outras dúvidas, entre em contato conosco: contato@grunstudio.com.br

Fontes: