Já ouviu falar do OSB (Oriented Strand Board)?

ENTENDA AS DIFERENÇAS E OPORTUNIDADES DESTES VERSÁTEIS MATERIAIS COMPENSADOS DE MADEIRA.

OSB, MDF ou MDP? O que são? De onde vêm? Quais as diferenças entre os materiais? Qual o mais indicado para sua necessidade ou projeto? São dúvidas comuns, durante a reforma ou construção, principalmente na escolha de móveis.

Para auxiliar nessas e outras questões, apresentaremos esse material para facilitar as escolhas no momento de transformar o seu espaço. Estes três materiais feitos, em sua maioria, usando madeiras de reflorestamento, como pinus e eucalipto, possuem diferentes processos de fabricação, garantindo qualidade diferente a cada um.

Por exemplo, ao pensar em revestimento, não é o OSB que vem primeiro à nossa mente. Usualmente utilizado em tapumes de obras ou como elemento estrutural, o aglomerado de madeira é, no entanto, uma opção bastante versátil. As placas têm baixo custo em relação às estruturas maciças ou chapas metálicas. Em função de sua composição (pedaços de madeira prensados com resina), ele é um ótimo isolante térmico e acústico, e também é considerado um material sustentável, já que é feito com matéria-prima de reflorestamento, uma opção de compensado ecológico, a madeira do nosso futuro.

OSB (Oriented Strand Board)

O material surgiu nos Estados Unidos (década de 70) e as primeiras fábricas com nível industrial para produção começaram a surgir na Europa, Ásia e Chile (década de 90). A primeira fábrica brasileira surgiu em 2001, no Paraná.

A textura é um diferencial do OSB, em relação aos compensados mais conhecidos, como o MDF. Os diferentes sentidos das lascas da madeira criam um efeito marcante que dá nome ao material (Placa de Tiras Orientadas, em tradução livre), direcionadas no mesmo sentido e sobrepostas. Após este processo é aplicado uma resina nas camadas que são prensadas sob uma alta temperatura, garantindo uma resistência, rigidez, estabilidade e uma qualidade uniforme na placa. Apesar de parecer um material de baixa qualidade para alguns, saiba que ele é justamente o oposto. Durante o processo de fabricação, o OSB utiliza 90% das toras de madeira, garantindo um ótimo aproveitamento.

MDF (Medium Density Fiberboard)

Muito utilizado pela indústria moveleira, o MDF usualmente possui algum tipo de revestimento aplicado previamente pela fábrica, como a fórmica. Observamos que uma chapa crua de MDF é uniforme, densa e compacta – resultado da aglutinação das fibras da madeira com a resina, formando uma placa uniforme, oriunda do processo de fabricação. A principal característica deste material é sua maior maleabilidade para a formação de curvas, acabamento de pintura, facilitando a aplicação da laca, cantos arredondados, entalhe e baixo relevo, fazendo com que seja ideal para mobiliário e revestimentos.

Curiosidade: existe ainda o CLT – “Cross Lamineted Timber” (Madeira Laminada e Colada Cruzada, em tradução livre) em que o chassi estrutural é o elemento principal do sistema, diferente das construções usuais como em que o edifício é essencialmente composto pela combinação de vigas e pilares metálicos ou madeira maciça.

Material pré-fabricado, feito de pelo menos três camadas ortogonais de madeira laminada serrada, que são coladas com adesivos estruturais para formar um sólido retangular, moldado para aplicações em telhados, pisos ou paredes. Painéis de CLT são produzidos em diferentes espessuras e são altamente resistentes a esforços, praticamente imunes a propagação de chama e excelentes isolantes termoacústicos. Pode-se acoplar as infras de instalações elétricas e hidráulicas nos painéis.

Todos os componentes estruturais são caracterizados por sua alta resistência e estabilidade, e aprovados em testes de tensão e stress, até sua capacidade máxima de carga, resultando em um conjunto sólido e seguro. As peças que compõem o kit estrutural são fabricadas fora do canteiro de obra, onde são entregues para montagem. O sistema compreende a manufatura das peças e a montagem, extraídas do modelo de informação do edifício (BIM).

Oferece excelente desempenho térmico contínuo e baixíssima manutenção para sistemas construtivos secos, há quase 40 anos, nos EUA. Na Alemanha, é utilizado como revestimento de casas com madeira, há mais de 50 anos. Comparado ao sistema wood flame, é mais vantajoso.

Gostou? Acompanhe mais temas de arquitetura, decoração e urbanismo em nosso blog! Quer solicitar um orçamento ou tirar alguma dúvida? Mande e-mail para: contato@grunstudio.com.br

Fotos: Projeto Student Flat, painéis de OSB de 18 mm (linha Home, da Lp Brasil) | Mesa de Luz Valentine OSB/Hierro/Color Idéias Para Mobília | CLT projeto no interior paulista da Eisenreste