Urban Jungle – mais vida para dentro do Lar

Gosta de plantas e da sensação de estar entre a natureza? Se você se identificou com o jardim vertical, vai gostar dessa nova tendência: Urban Jungle. O conceito leva para dentro de casa a delícia de conviver com o verde. Pensando na nossa correria do dia-a-dia, praticidade no cuidado e manejo das plantas é fundamental. Para isso, o primeiro passo para ter uma Urban Jungle em casa é planejamento. É preciso checar se as condições do local condizem com o que a planta precisa. Espaço arejado e com boa luminosidade é imprescindível ao cultivo. Optar por espécies certas, que melhor se adaptam ao clima da residência, é o começo. As suculentas são excelentes, não exigem cuidados diários; espécies com folhagens grandes, como a Costela de Adão, também são interessantes.

Basicamente, para cada canto específico da casa, existe uma espécie ideal e mais indicada de planta. Nesse sentido, nas áreas externas, as plantas precisam se adequar a ambientes ensolarados e secos: Romã, Orquídeas e Espada de São Jorge são alguns exemplos. Já nos espaços internos, precisamos escolher as que não sentem tanto a falta de água e luz. Quando pensamos no movimento, é mais comum imaginarmos um visual em que o verde predomina, mas flores são tão naturais quanto. Alguns toques pontuais de cor trazem um ar aconchegante e tranquilo a qualquer ambiente.

Além de deixar o ambiente mais agradável, encher a casa de plantas ajuda bastante na purificação do ar, ótimo para quem vive nas grandes cidades. O mais legal é que o Urban Jungle se encaixa em qualquer região, basta querer aderir ao movimento. Por outro lado, as plantas também ajudam a melhorar o microclima local. Isso significa que, no verão, o ambiente da casa inteira fica muito mais fresquinho, por causa da troca de umidade com o ar. Além disso, não há quem negue: ter planta em casa também dá mais conforto emocional, ajuda a ter mais paz de espírito e colabora para o bem-estar geral. Na cozinha e na área de serviço também está valendo! Uma boa ideia é a Urban Jungle ser funcional: uma horta com pequenas hortaliças e ervas aromáticas, deixa tudo mais divertido e gostoso – ingredientes colhidos na hora!

Dica importante: se você tem pets, não use a plantas muito delicadas, ou com espinhos, ou a popular Torta de Mamona para adubar, porque ela é tóxica. Prefira intercalar a adubação NPK 10-10-10 com Húmus de Minhoca e Bokashi, um fertilizante composto de farelos orgânicos. Outra dica: quando colocar sua Urban Jungle no lavabo ou no banheiro, cuidado com o excesso de umidade. Deixe, sempre que puder, portas e janelas abertas para melhorar a ventilação.

E aí! Gostou? Acompanhe mais temas de arquitetura, decoração e urbanismo em nosso blog! Quer solicitar um orçamento ou tirar alguma dúvida? Mande e-mail para: contato@grunstudio.com.br

Imagens e fontes: urbanjungle.uk.com, guardennews.com, streak.club.com